Setor de serviços cresceu 17% em São Paulo no ano passado 

Dados são da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços da Fecomércio

15/03/2022 às 19:19 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O faturamento do setor de serviços em São Paulo cresceu 17,5% em 2021, segundo a Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços, divulgada nesta terça-feira (15) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP).

O levantamento utiliza dados baseados na arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) da capital paulista. O cenário marcado pelo início de recuperação diante da pandemia de covid-19, puxou o avanço em 2021.

As atividades mais impactadas pela pandemia foram as de turismo, lazer e alguns segmentos da indústria, que foram afetados pelo desabastecimento das cadeias produtivas e a baixa circulação de pessoas.

Em dezembro, o setor de serviços avançou 9,2% ante o mesmo mês de 2020, com faturamento de R$ 60,3 bilhões.

Dos 13 segmentos que integram o indicador, somente em dois o faturamento recuou no último mês do ano passado, sendo agenciamento, corretagem e intermediação (-1,2%) e serviços bancários, financeiros e securitários (-8,9%). Enquanto isso, os serviços de turismo, hospedagem, eventos e assemelhados cresceram 78,7% em dezembro.

Para 2022, o cenário é de incertezas, devido a fatores como a pandemia, elevação de juros, inflação e instabilidade política.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Últimas Notícias